Clube de Produtores Continente estabelece Declaração para a Sustentabilidade

Notícias18 junho 2021

Clube de Produtores Continente estabelece Declaração para a Sustentabilidade

Para promover a produção e o consumo sustentáveis, e um sistema alimentar que respeita o ambiente, o Clube de Produtores Continente (CPC) estabeleceu uma Declaração para a Sustentabilidade, baseada em 11 princípios e diversas iniciativas. A iniciativa foi dada a conhecer no âmbito do Dia da Gastronomia Sustentável, que se celebra a 18 de junho.

A Declaração para a Sustentabilidade, apresentada aos 251 membros do CPC, está alinhada com o 12º objetivo da ONU (produção e consumo sustentáveis), com a estratégia Europeia do Prado ao Prato (sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente), bem como o Roteiro para Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) do Ministério do Ambiente e da Transição Energética. Tem um prazo de execução de 3 anos. 

Ondina Afonso, Presidente do CPC, explica que "o objetivo é ajudar os produtores a cumprirem as metas traçadas pela Comissão Europeia”. "O Clube de Produtores Continente passa a considerar o cumprimento deste acordo como um dos critérios importantes no processo de decisão de compra”, revela.

Um dos exemplos dos vários projetos a decorrer junto dos produtores é o "Searas de trigo com biodiversidade: salvemos a Águia-caçadeira”. Esta ação piloto do CPC - dirigida à conservação da espécie "Águia-caçadeira e na qual se valoriza o contributo das searas de trigo para a preservação de diversas espécies ameaçadas de extinção - é realizada em parceria com a ANPOC - Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, e o CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. "O Continente está preocupado com a biodiversidade e este projeto terá grande impacto na conservação de aves em extinção, sendo que a farinha que utilizamos em todas as nossas Padarias das lojas Continente provém de trigo produzido nestas searas”, adianta Ondina Afonso.

Além disso, 29 produtores do CPC já aderiram à certificação Resíduo Zero, ou seja, frutas e legumes livres de resíduos e em que são salvaguardados princípios de uso eficiente de recursos, menor consumo energético, menores emissões e maior controlo sobre aspetos microbiológicos, fundamentais no que respeita à segurança alimentar e integração com o meio ambiente, garantido a sustentabilidade de todo o sistema agrícola. 

"Neste momento já estão afetos ao projeto cerca de 780 hectares produtivos. E este verão, já teremos nas nossas lojas Continente melão verde, melão branco e melancia certificados como Resíduo Zero”, refere a Presidente do Clube de Produtores Continente. O objetivo é garantir hortofrutícolas de alta qualidade e sem substâncias residuais.

 

Puxamos a brasa à nossa sardinha

Veja todas as notícias