Continente compra mais de 365 milhões de euros à produção nacional

Notícias26 abril 2021

Continente compra mais de 365 milhões de euros à produção nacional

Em 2020, através do Clube de Produtores Continente, a Sonae MC comprou à produção nacional 206 mil toneladas de produtos, num valor total de 365 milhões de euros, o que representa um crescimento de 28% em relação a 2019. 

Desde o início da pandemia, o Continente ajudou vários produtores nacionais no escoamento do excesso de produção. As compras de carne de origem nacional atingiram as 57 mil toneladas, com destaque para a categoria de bovino, onde o Continente duplicou as compras à produção nacional. Este crescimento foi muito alavancado nas raças angus e limousine e também nas raças autóctones. Em 2020, as compras de carne representaram 80% do total de compras neste segmento. 

Já o pescado, adquirido diariamente em 14 lotas portuguesas, atingiu compras superiores a 550 toneladas em 2020. Além disso, a marca aumentou em mais de 50% as compras de espécies como robalo, dourada, pregado e truta a projetos nacionais de aquacultura, além do projeto interno de aquacultura, no Algarve, que produz dourada nacional. 

Em termos de frutas, destaca-se a compra a produtores nacionais de cerca de 16 mil toneladas de citrinos. 

Ao nível do combate ao desperdício alimentar, através do Clube de Produtores Continente, o objetivo é garantir que os produtores sabem produzir de modo sustentável e, neste sentido, foi lançada a plataforma contra o desperdício alimentar – Feira do Desperdício. Esta plataforma promove o aproveitamento do desperdício/subproduto gerado nos produtores, através do impulsionamento de parcerias entre produção – indústria - retalho, que possam desenvolver projetos de inovação e circularidade. 

"A produção e o consumo sustentável são as principais preocupações do Clube de Produtores Continente. Assim, alinhado com o 12º objetivo da ONU, bem como à estratégia Europeia do Prado ao Prato, o Clube vai apresentar aos seus 256 membros, uma proposta de ‘Declaração para a Sustentabilidade’, baseada em 11 princípios e diversas iniciativas, por unidade de negócio, para implementação a 3 anos”, explica Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente. "O objetivo é ajudar os produtores a cumprir as metas traçadas pela Comissão Europeia, pelo que o Clube de Produtores Continente passa a considerar o cumprimento deste acordo como um dos critérios com maior peso no processo de decisão de compra”, continua a responsável.

"A pandemia veio reforçar a importância de comprar nacional ou local e, consequentemente, de dar mais ênfase às cadeias curtas de abastecimento. No entanto, a produção local sempre foi um dos eixos de atuação do Clube de Produtores Continente – promovemos produtos exclusivos regionais em algumas lojas, o que representa circuitos de transporte mais reduzidos” esclarece a presidente do Clube de Produtores Continente.

O objetivo do Clube de Produtores Continente é disponibilizar produtos nacionais de excelência aos clientes, resultantes de um trabalho de parceira com os produtores, com suporte em conhecimento técnico-científico e que permite alinhar a oferta às tendências de consumo. É também aposta do Clube o apoio à produção local, a produtores de pequena escala, conseguindo abastecer algumas lojas da cadeia de retalho Continente, traduzindo-se numa oferta de "Produtos da Região”. 

Puxamos a brasa à nossa sardinha

Veja todas as notícias