Parceria renovada: trigo do Alentejo abastece padarias do Continente

Notícias12 dezembro 2019

Parceria renovada: trigo do Alentejo abastece padarias do Continente

A Sonae MC e a ANPOC - Associação Nacional dos Produtores de Oleaginosas e Cereais renovaram o contrato de parceria para o fornecimento de Trigo e Triticale com a marca Cereais do Alentejo.

"Continuamos, de uma forma estratégica, a apostar na produção regional e, ao mesmo tempo, no estudo e avanço científico que nos permitem dinamizar um setor adormecido, mas muito importante para a sustentabilidade local e nacional”, afirmou Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente, após o fecho das negociações comerciais com cinco organizações de produtores do Alentejo.

O contrato prevê o fornecimento de 4.000 toneladas de trigo e 50 toneladas de triticale, o que significa que a SONAE MC adquiriu 80% do total dos cereais que estão a ser comercializados com a marca Cereais do Alentejo.

"O setor dos cereais é para Portugal de vital importância, não só para a manutenção da atividade agrícola em vastas áreas do nosso território sem grandes alternativas culturais, promovendo uma maior coesão territorial e fixando as populações no interior do País, mas também para a nossa independência alimentar. Com esta parceria com a SONAE MC é valorizada a enorme qualidade, sustentabilidade e total rastreabilidade dos cereais com o selo Cereais do Alentejo, minimizando os efeitos da volatilidade dos preços do cereal, fazendo com que mais agricultores voltem a produzir cereais”, afirmou, por seu lado, José Pereira Palha, da ANPOC.

Desta parceria resulta também o melhoramento das variedades de trigo, que permitem obter um pão de elevado valor proteico, indispensável a uma alimentação saudável e equilibrada.

A investigação e a inovação, a cargo dos investigadores do Campus Experimental de Elvas do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária tem sido um outro pilar importante nesta parceria que reúne o conhecimento, a produção e a distribuição.

Nuno Canada, Presidente do INIAV considera que "este é um exemplo de como um projeto de fileira, assente na incorporação de conhecimento e na diferenciação, pode ser um sucesso. A diferenciação dos produtos nacionais, a valorização da qualidade, a promoção dos sistemas agrícolas mediterrânicos são o caminho que maior garantia nos dá para enfrentarmos os desafios que Portugal tem pela frente e, desta forma, promover a sustentabilidade do setor e o desenvolvimento dos meios rurais. Por outro lado, este tipo de iniciativas permite levar aos consumidores o que de melhor Portugal tem”, afirmou Nuno Canada.


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