Clube de Produtores Continente promove encontro sobre Biodiversidade

Notícias30 maio 2023

Clube de Produtores Continente promove encontro sobre Biodiversidade

O Clube de Produtores Continente promoveu um encontro dedicado à Biodiversidade, onde juntou mais de 150 convidados. O evento decorreu em Alcobaça, no dia 23 de maio, e teve como principal objetivo debater o papel fundamental do setor agroalimentar na conservação da Biodiversidade.
O Clube de Produtores Continente (CPC), que tem uma relação produção-retalho única a nível europeu, quer, em conjunto com os seus produtores, preparar o caminho para atingir as metas estabelecidas para 2030 pela Estratégia Europeia de Biodiversidade. Um plano que considera abrangente, sistémico, ambicioso e que, a longo prazo, visa proteger a natureza e reverter o processo de degradação dos ecossistemas. 

Este evento do Dia da Biodiversidade, integrado no conjunto de iniciativas previstas na Declaração para a Sustentabilidade do CPC, permitiu, através de diversas sessões que decorreram ao longo do dia, a sensibilização do setor e a identificação de medidas e boas práticas para mitigar a perda de biodiversidade, que tem vindo a estar associada aos sistemas agroalimentares. 

Estiveram presentes os vários agentes da cadeia de valor agroalimentar: a produção nacional, com produtores membros do CPC, entidades e investigação do setor agroalimentar (CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto; Universidade de Évora; SGS; NBI Natural Bussiness Intelligence; Global G.A.P.; S2AQUA| Laboratório Colaborativo para uma Aquacultura Sustentável e Inteligente; MARE, Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa e NATURALFA) além do retalho.

Suportado numa visão partilhada, apoiado na riqueza das suas equipas, na solidez das relações com os Parceiros e com a ambição de impactar positivamente o Planeta e as Comunidades, o Continente pretende democratizar o acesso a um cabaz saudável e sustentável. Desenvolveu uma Estratégia de Sustentabilidade assente em quatro agendas de atuação: Produção Sustentável, Oferta Responsável, Ação Climática e Circularidade.

O CPC insere-se na agenda da Produção Sustentável. O seu trabalho com os produtores tem como objetivo dinamizar a criação de redes de abastecimento mais transparentes e resilientes, contribuindo para a proteção e preservação dos ecossistemas. Com esta colaboração, pretende incentivar práticas agrícolas, pecuárias e aquícolas adaptadas às alterações climáticas, que fomentem a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, promovam a regeneração dos solos e, simultaneamente, respondam de forma segura às necessidades de uma população crescente.

Puxamos a brasa à nossa sardinha

Veja todas as notícias